Cidade histórica que revela monumentos religiosos como o conjunto Carmelita (1666) – formado pelo Convento de Santo Alberto, a igreja de Nossa Senhora do Carmo, a Igreja de Santa Teresa da Ordem Terceira do Carmo e um belíssimo cruzeiro esculpido em pedra calcária e antigos engenhos.
Possui praias perfeitas para veraneio, como Barra de Catuama, Catuama, Ponta de Pedras, Tabatinga, Atapuz, Carne de Vaca (com seu Riacho Doce – local onde forem filmadas cenas de seriado para TV).

Interessante conhecer a Vila de Tejucupapo, a lembrar das mulheres que, no século XVII, bravamente expulsaram do povoado os invasores holandeses; a igreja de São Lourenço, o Aparauá Eco Aventura, o Engenho Uruaé e a capela de Nossa Senhora da Piedade, construídos no século XVII.
No artesanato, destaque para Zé do Carmo, Patrimônio Vivo de Pernambuco, para a cerimônia do Mestre Tog e para os adereços confeccionados pelos Quilombolas de São Lourenço. Dentre os restaurantes, o pitoresco “Buraco da Gia”, com pratos à base de frutos do mar e grandes guaiamuns amestrados a servir e cumprimentar os visitantes.